quarta-feira, 27 de maio de 2009

Educação na Amazônia em debate


Melhorar a educação na Amazônia com um enfrentamento diferenciado”. Este foi o assunto em pauta na tarde de quinta feira, 21, no segundo dia do VI Fórum de Secretários Municipais de Educação que se encerra hoje, sexta, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Secretários municipais, gestores das Unidades Regionais de Educação (Ures) e profissionais da educação participaram da palestra sobre o Programa EducAmazônia.
Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Museu Emílio Goeldi, Fundo Internacional para a Infância (Unicef), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundação da Amazônia, o EducAmazônia desenvolve um importante trabalho de inclusão educacional nas áreas rurais do Pará. Voltado às populações do campo da Amazônia paraense, o programa visa construir ações inclusivas e multiculturais para garantir o direito de aprender ao público alvo.
A professora Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Pró-Reitora de Extensão da UFPA, explicou a necessidade de se ter este diálogo com os secretários. “Em primeiro lugar, é preciso ouvir dos secretários, gestores e professores para saber que tipo de ajuda o município precisa, quais suas necessidades. É preciso buscar a melhoria da educação com quem tem a chave da educação, ou seja, os professores e todos os profissionais envolvidos”, resumiu.
O programa EducAmazônia já é realidade em alguns municípios, entre eles Soure, Gurupá, Xinguara e Breves, onde foi lançado no dia 18 deste mês, com uma aula inaugural, o curso de especialização em Sociedade, cidadania e políticas públicas.
A maioria dos Secretários manifestou o desejo de ter o programa em seus municípios e agendaram junto à coordenação do programa uma visita, na qual apresentariam as prioridades e necessidades na área de educação, de cada município.
A secretaria municipal de educação de Xingará, professora Edna Verônica de Oliveira, falou parabenizando a iniciativa, em seu município já aconteceram várias ações do programa e “Esta mobilização pela melhoria na educação é importante para o desenvolvimento não só do município, mas para o país”, ressaltou a secretária
Na ocasião, os presentes assistiram também a uma palestra ministrada pelo coordenador da comissão de organização da Conferência Estadual do Estado do Pará, professor Wilson Barroso, da Diretoria de Inclusão, Diversidade e Cidadania (Dedic/Seduc), sobre a Conferência Nacional de Educação (Conae), que estará acontecendo em 2010, em Brasília.
O coordenador explicou que a Conferência Estadual é uma preparação para a Conferência Nacional. “Este momento é o mais importante espaço democrático para a construção de um plano de educação. Precisamos pensar a educação dentro de um sistema que se articula e todos temos um papel estruturante nesta construção”, reforçou.
Presentes no evento, a Secretaria de Estado de Educação, Bila Gallo; os secretários adjuntos da Seduc, Socorro Brasil e Ely Benevides, que juntamente com os presentes assistiram a um vídeo educativo produzido pela Rádio Margarida.
Osmar Pancera, coordenador geral da ONG, explicou que o vídeo foi produzido em novembro de 2008, e trata-se de um guia de orientação facilitador que traz no contexto Amazônico os temas de abuso e exploração sexual, trabalho infantil, violência extra familiar. “É uma vídeo aula, um material que está sendo distribuído em âmbito nacional e foi pensado para as escolas e conselhos titulares”.

Texto Maisa Portal
Fotos: Adauto Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário